A Empresa

A Fontaine, empresa do Marmon Group, sediada no Alabama – EUA, é hoje uma das maiores produtoras de quinta roda do mundo. Possui diversas unidades industriais nos Estados Unidos, Europa e Brasil, atendendo montadoras de caminhões, fabricantes de implementos rodoviários e mercado de reposição.

Em 2011, o Grupo Ibero comprou a operação brasileira da Fontaine, que recebeu um aporte de 11 milhões de reais destinados ao desenvolvimento de novos produtos, possibilitando assim o aumento contínuo da participação de mercado da marca junto às montadoras Scania, Volvo, Mercedes-Benz e, recentemente, Iveco. Além disso, a Fontaine também desenvolveu produtos para a MAN, que já estão em fase final de testes.

Antes da aquisição, a marca detinha 10% do mercado das montadoras de caminhões e hoje já alcança 23% de participação. No mercado de implementos a participação também vem apresentando alta: em 2011, a Fontaine detinha 13% e hoje já possui 62% de participação, sendo líder no fornecimento de quinta roda neste segmento de transporte comercial.

Em 2012, a empresa atingiu faturamento de 25 milhões de reais, mesmo em um ano de queda de vendas no segmento de caminhões. Para 2015 a perspectiva é alcançar a marca de 35% de market-share em quinta roda no Brasil, levando à necessidade da construção de uma nova planta.

A Fontaine Brasil se tornou um centro de excelência e referência, exportando seus produtos para o Canadá, Estados Unidos, Europa e América do Sul. Além de oferecer uma resposta mais rápida e mais adequada às necessidades do mercado brasileiro, principalmente do segmento canavieiro e madeireiro.

Esse rápido crescimento no mercado brasileiro deve-se em parte pelo desenvolvimento e produção 100% nacional da quinta roda de 3 e ½ polegadas, destinado ao segmento de caminhões pesados e extrapesados.

A tecnologia 100% nacional propicia aos fabricantes alcançar maior índice de nacionalização de seus produtos e com isso oferecer aos seus clientes acesso ao Finame e todos incentivos do Governo Federal. Testado e certificado pelo Inmetro e por órgãos norte-americanos, europeus e canadenses, o produto também será oferecido aos mercados destes países.

Linha do tempo

  • A Quinta Roda Fontaine está no mercado mundial desde meados da década de 60, quando foi desenvolvida na Suécia pelo Grupo VBG (Europa – UK).
  • A Fontaine International, empresa originariamente européia (UK), adquiriu em 2000, da VBG, o negócio de Quinta Roda.
  • Em 2003 a Fontaine International Europe, adquiriu a BIG D (UK).
  • Em 2003 a Fontaine International do Brasil iniciou a produção da Quinta Roda 163CI no Brasil.
  • Em 2009 a Fontaine International foi adquirida pelo Grupo Marmon.
  • A Fontaine International, pertence ao Grupo Marmon, com sede nos USA: Marmon Highway Technologies/Berkshire Hathaway company